Explorando o Lado Obscuro de Garbodor

robson-elias

Durante esses últimos tempos só se ouve falar de Pokémon Plasma, Blastoise, Darkrai, Gothitelle, e outros Pokémon que dominam o formato atual, o que é óbvio, pois são os mais temidos e mais jogados dentro de um campeonato. Hoje trago um deck que foge desses citados no qual eu decidi nomear de Dark Garbodor.

Garbodor já um velho conhecido de quem joga esse formato BW-on. no qual apareceu forte combinado principalmente de Landorus EX e Tornadus EX. Sua ability Garbotoxin trava abilities (exceto Garbotoxin), o que quebra muitos decks, que necessitam de abilities para que o jogo flua, como por exemplo Eelektrik e suas variantes, Blastoise e Darkrai EX.

Aqui vai uma lista na qual venho testando ultimamente:

4 Sableye DEX
3 Trubbish (70 HP)
2 Garbodor DRX
2 Darkrai EX
> 11

4 Professor Juniper
4 N
4 Bicycle
2 Random Receiver

4 Hypnotoxic Laser
4 Float Stone
3 Pokemon Catcher
3 Crushing Hammer
3 Ultra Ball
2 Dark Patch
1 Enhanced Hammer
1 Tool Scrapper
1 Super Rod
1 Switch
1 Max Potion
1 Life Dew

2 Virbank City Gym
> 41

8 Darkness Energy
>8

Por que usar Garbodor?

Vamos colocar os decks mais jogados do formato e suas abilities:

Plasma – Power Connect (Deoxys EX) e Rush In (Keldeo EX)
Darkrai/Absol – Dark Cloak (Darkrai EX) e Rush In (Keldeo EX)
Blastoise/Keldeo EX/Black Kyurem EX – Deluge (Blastoise BCR) e Rush In (Keldeo EX)
Gothitelle/Accelgor – Magic Room (Gothitelle EPO), Sinister Hand (Dusknoir BCR), Versatile (Mew EX), Forewarn (Musharna NXD).
Rayquaza EX/Eelektrik – Dynamotor (Eelektrik NVI) e Rush In (Keldeo EX)
Klinklang – Shift Gear (Klinklang BLW), Plasma Steel (Klinklang PLS), Rush In (Keldeo EX)
Snorlax – Block (Snorlax PLS)

142-keldeo-exCom essa lista dá pra perceber algumas coisas:

  • Todos os bons decks do formato usam ability;
  • A maioria dos decks usam Keldeo EX.

Dentre esses decks citados, Blastoise e Eelektrik são fontes de aceleração de energia do deck. Já o deck Plasma e Darkrai  tem Colress Machine e Dark Patch respectivamente como suas aceleração de energia. Para se obter um lock maior eu diria que Crushing Hammer e Enhanced Hammer são boas adições ao deck. O deck de Klinklang não possui aceleração de energia, logo, Hammers seriam bons contra o deck.

Keldeo EX é usado em 5 dos 7 decks citados, com a função de recuar facilmente seus Pokémon e se livrar de condições especiais apenas com uma Float Stone ligada à ele. Porém sem poder usar sua ability Rush In, é fácil travar qualquer outro EX com Hypnotoxic Laser, outra carta que eu inclui no deck.

Por que Sableye e Darkrai?

Todos já sabiam de Garbodor, porém é mais comum ver ele junto de algum Pokémon sem ability, como Landorus EX, Mewtwo EX, Cobalion EX e outros. Então por que usar Darkrai EX? Primeiramente, vamos falar do Sableye e entender o porquê dele no deck.

Sableye é usado no deck para voltar principalmente Hammers e Lasers, no entanto ele também é o melhor parceiro para o Garbodor conseguir rodar. Cartas como Tool Scrapper não se tornam tão eficazes contra Garbodor quando você pode voltar a Tool que foi descartada. Mesmo quando nocauteam Garbodor, é muito possível montar um no próximo turno usando/voltando cartas como Ultra Ball e Super Rod.

Darkrai EX está no deck por usar as mesmas energias que o Sableye e por ser um ótimo atacante no geral, podendo nocautear um EX em 2 hits. Sua ability Dark Cloak não funciona quando Garbodor está em campo com uma Tool, mas depois de terem lançado Float Stone, esse é um dos menores problemas do deck.

Dark Garbodor x Speed Darkrai

Apesar dessa lista ser muito parecida com os decks de “Speed Darkrai”, por usar apenas 4 Juniper, 4 N, Random Receiver, Bicycle e outros, gostaria de enfatizar que são decks totalmente diferentes.

Enquanto Speed Darkrai tenta garantir um Night Spear no T2, o deck de Dark Garbodor não se preocupa com a velocidade desse ataque. Você vai querer montar um Darkrai quando tiver pego 2 prêmios (normalmente via Laser) e Darkrai só vai aparece pra pegar os últimos 4 prêmios depois de você ter descartado a maioria das energias, e claro, ter montado um Garbodor.

O deck de Dark Garbodor preza em conseguir um Garbodor em campo com Tool no T2, o que normalmente acontece. Depois disso, é hora de usar Hammers e Lasers e começar a voltar eles com Junk Hunt, que por sinal vai ser o ataque que você mais usará nas partidas.

Com o que se preocupar?

Aqui vou falar cartas que normalmente atrapalham muito o desenvolvimento desse deck durante as partidas.

Pokémon EX do Big Basics: Landorus EX e Mewtwo EX

Esses dois me preocupam muito durante uma partida com esse deck por atacarem bem e com poucas energias. Uma Chap17p19Landoruscoisa boa é que o deck de Big Basics é muito pouco jogado agora, e esses ambos Landorus e Mewtwo não jogam tanto como antes por ter uma grande de outros atacantes que são diretamente contra eles, como Kyurem PLF e Deoxys EX.

Landorus EX é um incômodo para o deck quando eles começam a focar no Darkrai EX com seu ataque Hammerhead, que custa apenas uma Fighting Energy. Isso significa que mesmo que você acerte Crushing Hammer, ele pode simplismente ligar outra e continuar atacando. Hypnotoxic Laser é uma carta que pode atrasar o Landorus alguns turnos, porém o dano nunca deve ser suficiente pra matá-lo, pois eles podem facilmente puxar uma Max Potion e você terá que começar tudo de novo.

Mewtwo EX consegue nocautear Sableye com uma DCE e Laser e se não for combatido vai acabar com os Sableye do seu deck. Caso ele esteja introduzido a algum deck que use abilities, ele também consegue nocautear um Garbodor usando DCE com Laser e Virbank em campo.

Apesar disso, eles precisam gastar muitos recursos como Laser e Catcher pra conseguir uma ligeira vantagem, mas não é algo irreversível. Caso consiga voltar ao jogo, eles vão ter dificuldade em conseguir a vitória.

Estádios diferentes de Virbank City Gym

O deck depende muito do dano de envenenado para conseguir nocautes. Quando os outros quebram seus estádio com Tropical Beach por exemplo, fica muito dificil conseguir esses nocautes. Uma opção seria usar Downsing Machine pra pegar Virbank City Gym do descarte.

Float Stone/Switch

Float Stone está inclusa na grande maioria dos decks que usam Keldeo EX pra poder recuar o mesmo livremente. Porém, quando você tem Garbodor em campo, as Float Stones acabam não indo para o Keldeo, e sim para o ativo que está tomando dano de veneno. Isso quebra o dano e te força usar Catcher e Laser pra continuar com o dano, algo que não é difícil de fazer, mas usa o espaço do Junk Hunt que poderia ser usado pra voltar Hammers.

Max Potion

Você começa a juntar dano de veneno no ativo do oponenente, mas aí ele joga uma Max Potion e você tem que começar de novo. Isso é muito ruim pra qualquer deck, principalmente pra esse.

Matchups

Plasma – Equilibrada/Levemente desfavorável

A diferença nessa matchups vai estar nas cartas que possibilitam recuo, como Switch e Scramble Switch, com isso o lock com Hypnotoxic Laser não será tão efetivo. O que é bom para nós é que Enhanced Hammer é muito bom nessa matchup, descartando Blend WFLM, Prism, Plasma e DCE do deck Plasma.

Darkrai/Absol – Equilibrada/Levemente desfavorável

O problema nessa matchup é deixar o deck de Darkrai voltar Dark Patches com Sableye, isso acaba com o hammerspam do nosso deck. No entanto, sem abilites como Dark Cloak e Rush In o deck sofre contra Lasers e esse é o jeito de abordar a matchup.

shinyblastoiseBlastoise/Keldeo EX/Black Kyurem EX – Equilibrada/Levemente favorável

Você deve ficar a frente sempre nessa matchup, já que a maioria dos decks de Blastoise hoje em dia não usam mais Tool Scrapper por falta de espaço. Mesmo se usarem, o deck de Garbodor consegue se segurar dependendo do número de energias que eles ligam via Deluge. A dica aqui é não dar sorte para o azar e montar dois Garbodor em jogo, assim se eles conseguirem ligar 3 energias e usar Catcher você ainda tem outro armado. Crushing Hammers são seus melhores amigos nessa matchup, assim como os Lasers.

Rayquaza EX/Eelektrik NVI – Levemente favorável

O deck é parecido com Blastoise, sem aceleração de energia faz muito pouco contra você. O deck quando usa Tool Scrapper contra Garbodor vai ter apenas um turno de Dynamotor (assumindo que você recoloque uma Tool no Garbodor de novo), o que é suficiente pra matar um EX ou um Garbodor. Mais uma vez, montar 2 Garbodor vai ajudar muito, assim como usar Hammer pra arrancar as energias de fogo do Rayquaza.

Gothitelle EPO/Accelgor DEX – Desfavorável

Você pode até travar as abilites, porém, quando eles montarem tudo e der Tool Scrapper, não tem mais como ganhar. Você fica refém do Magic Room da Gothitelle e não pode ligar mais Tool, usar Lasers, Hammers, etc…

Klinklang PLS e BLW/Cobalion NVI/Cobalion EX – Favorável

O deck é super dependente das abilities, porém, quando você praticamente ataca com Lasers e usar Hammers excessivamente, as abilities do Klinklang não fazem tanta diferença. O deck não tem aceleração de energia, o que é muito favorável para o nosso deck.

Quad Snorlax – Favorável

A ability Block do Snorlax é o que faz o deck ser o que é. Quando se tira isso da equação, o deck se desfaz e não tem nenhuma chance de ganhar do nosso deck.

Conclusão

Bom, por aqui vai acabando mais um artigo e gostaria de deixar minhas considerações finais para o deck. Eu tenho curtido muito usá-lo, pois foge um pouco dos decks de “setup T2″, é um deck que vai progredindo conforme o andamento do jogo e diria que a única coisa que você realmente precisa no T2 é um Garbodor pronto pra travar abilities. O que mais me fascina no deck é obter um lock muito forte no oponente, e ele não poder fazer muita coisa pra reverter. Esse deck realmente me surpreende, pois eu mesmo às vezes duvido dessa capacidade dele algumas vezes.

O Nacional dos EUA rola hoje, e se eu tivesse lá, eu consideraria usar o deck se for esperar muitos decks de Blastoise. O deck pode ganhar de todos os decks citados (talvez não de Gothitelle), principalmente pelo fator surpresa, já que esse deck não é nada popular e muitas pessoas nunca devem ter jogado contra. Como foi dito, todos os decks dependem de abilities, seja depender totalmente, ou apenas de forma complementar.

Pro futuro do deck, eu acho promissor pra falar a verdade. Ele é um counter perfeito para o deck de Virizion EX/Genesect EX, um deck que provavelmente impactará o formato seguinte com toda a certeza. Mas isso é assunto para um próximo post futuramente.

Enfim, assim acabamos esse post, espero que vocês tenham gostado. Vou tentar aparecer mais vezes com decks “fora da caixa” pra vocês.

Obrigado por lerem, um abraço!

About these ads

  1. Lucas Pedrosa

    Parabéns pelo post, esse deck realmente é muito bom, um colega de salvador está usando algo parecido, se tornou muito complicado ganhar uma partida deles.

    Continuem com os posts, a equipe está de parabéns.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 259 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: